quinta-feira, janeiro 25, 2007

Cientistas estudam nova pastilha elástica contra obesidade

"A obesidade poderá ser tratada no futuro com uma simples pastilha elástica elaborada a partir de uma hormona intestinal que reproduz a sensação de saciedade no corpo humano, anunciaram hoje cientistas britânicos.

Os especialistas, liderados por Steve Bloom, professor no Imperial College de Londres, estão a desenvolver um fármaco com a referida hormona que, em cerca de cinco anos, poderá estar disponível como tratamento à base de injecções, explicaram.
No entanto, o seu objectivo é elaborar um tipo de medicamento que possa ser absorvido pela boca para poderem introduzi-lo numa pastilha elástica, indicaram.
Outra opção para administrar o tratamento seria através de um inalador nasal.
As primeiras experiências efectuadas pelos investigadores indicaram que doses moderadas da hormona, conhecida como polipéptido pancreático, podem reduzir entre 15 e 20% a quantidade de comida ingerida por voluntários saudáveis.
Os ratos a que o composto foi administrado perderam cerca de 15% do seu peso só numa semana.
Em Inglaterra, cerca de 30.000 pessoas morrem anualmente por causa da obesidade, sobretudo relacionada com diabetes e doenças coronárias.
Actualmente, os medicamentos disponíveis têm graves efeitos secundários e devem ser administrados com muito cuidado.
«Um tratamento à base de um supressor natural do apetite, simulando a sensação de saciedade do corpo, tem o potencial de ser seguro e eficaz. Acreditam os que o polipéptido pancreático pode ser a resposta», declarou Bloom.
O corpo produz essa hormona no final de cada refeição, para garantir que a ingestão de alimentos não se descontrola, mas há pessoas que produzem menos quantidade que outras e, de qualquer forma, a produção é reduzida quando existe excesso de peso. "

Adaptado de:
Diário Digital / Lusa
15-01-2007 9:48:00

terça-feira, janeiro 23, 2007

Razões da obesidade

A obesidade consiste, essencialmente, num desequilíbrio alimentar entre os alimentos que são ingeridos e a energia que é gasta. São vários os factores que contribuem para este desequilíbrio e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
Uma alimentação rica em calorias aliada a uma vida sedentária (escassez de exercício físico) pode provocar uma acumulação excessiva de massa gorda no indivíduo. Esta acumulação situa-se predominantemente na zona abdominal.

São várias as razões que podem levar um individuo á obesidade, entre os quais:

  • Problemas glandulares
  • Comer por prazer ou por ter hábitos alimentares errados
  • Comer por motivos emocionais (ansiedade, tristeza, stress...)

quinta-feira, janeiro 18, 2007


O aparecimento dos aditivos alimentares...

Nos tempos primitivos, o homem percebeu que podia conservar a carne que consumia realizando um processo rudimentar (por exemplo: defumação), aos poucos, foi descobrindo outros métodos, como o uso do sal ou a secagem do alimento ao sol. Antes da descoberta de que temperaturas baixas eram boas conservantes de comida, outras idéias foram surgindo, como o uso de condimentos. Até que os tempos modernos foram chegando e os alimentos passaram a ser produzidos industrialmente. Os métodos naturais foram sendo substituídos por métodos artificiais (aditivos e conservantes) para que os alimentos ganhassem maior durabilidade, ficassem mais atraentes e saborosos, e pudessem ser consumidos em qualquer época do ano. Apesar da lista destes aditivos estar impressa nas embalagens dos produtos que os contém, na maioria das vezes, nós não prestamos atenção. Talvez seja a hora de parar para pensar na função de cada um deles e no efeito sobre a nossa saúde.

terça-feira, janeiro 16, 2007



Maçã fresca no Happy Meal

"A McDonald’s lançou, recentemente, o novo Happy Meal. Tem imagem renovada e novos produtos, tendo sido introduzida, pela primeira vez, fruta fresca. Esta novidade traduz-se numa “prática e apelativa embalagem com maçã cortada em fatias, pronta a comer”.
A marca salienta que aposta no acompanhamento das necessidades dos seus consumidores, razão pela qual tem vindo a incentivar à adopção de uma alimentação variada e equilibrada. Explicando-se, desta forma, a importância da introdução da maçã, alimento rico em vitaminas e fibras."

Adaptado de www.portalimentar.com/


Apesar desta cadeia de restauração contribuir arduamente para um aumento significativo e até mesmo alarmante do consumo excessivo de alimentos com elevado valor calorifico, esta iniciativa revela um progresso positivo no ambito da alimentação "fast-food".


Alimentação e obesidade

Actualmente, vivemos numa sociedade na qual a alimentação desempenha um papel fundamental na vida de cada um, visto que se esta não for adequada pode resultar em consequências graves para a nossa saúde, entre as quais a obesidade. Doença caracterizada pelo acumular excessivo de gordura corporal associada geralmente a uma alimentação desequilibrada. Esta doença está a atingir cada vez mais as crianças e os jovens em idade escolar. De acordo com alguns dados recentes na Europa há 14 milhões de crianças com excesso de peso e 3 milhões são obesas, podendo então ser considerar que estamos perante um problema de saúde pública.

Com este blog pretendemos abordar a problemática da relação alimentação-obesidade. Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito da disciplina de Área de Projecto de 12º ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
De entre as várias actividades previstas destacamos as seguintes:
  • Levantamento dos hábitos alimentares dos alunos do 7º da nossa escola
  • Razões da obesidade
  • Aditivos alimentares
  • Propor uma série de medidas que poderão constituir boas práticas no âmbito da alimentação-obesidade.