terça-feira, março 20, 2007

Perímetro abdominal: «As portuguesas são, actualmente, as mais obesas da Europa»

«Os portugueses não estão nada bem no que respeita aos valores de risco no PA sobretudo as mulheres, sendo que mais de 70% das portuguesas têm um perímetro abdominal superior a 80 cm (risco elevado) e mais de 52% têm mais de 88 cm (risco muito elevado)», alerta o epidemiologista.

No W-risk foram, também, apuradas algumas correlações entre os valores do PA e outras doenças, como a diabetes, a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio, o colesterol e os acidentes vasculares cerebrais (AVC).

«Com esta amostra, verificámos que quase 10% da população portuguesa sofre de diabetes. É um valor muito elevado, que ultrapassa o valor base (3% ou 4%), o que significa que a epidemia da diabetes já se instalou em Portugal», revela Massano Cardoso.

A principal conclusão deste estudo não é, portanto, nada animadora: «existe, no nosso País, um problema de obesidade abdominal demasiado prevalecente».

E a que se deve tal facto?

«Aos hábitos alimentares e comportamentais. O trabalho é, hoje em dia, mais sedentário e as melhorias económicas, verificadas nos últimos 25 anos, foram um factor determinante para a mudança de hábitos alimentares», conclui o especialista.

Perímetro abdominal

3 Comments:

At 2:17 da tarde, Blogger Unknown said...

A Obesidade cada dia que passa vem aumentando mais e mais, temos que tomar muito cuidado com isso! Por isso os meus filhos desde pequenos eu coloquei eles pra fazerem esportes, coloquei na Companhia Athletica que tem muitas variedades, agora é rezar pra tudo dar certo =)

 
At 2:20 da tarde, Blogger Nathalia said...

Muito bom seu blog, excelente qualidade! Artigos muito interessantes =)

E quanto a academia, eu tb pretendo começar de preferencia em uma boa, assim como a CIA.. !!! Espero ter tempo, para melhorar minha saúde e perder uns quilinhos.

 
At 8:53 da tarde, Blogger Sara said...

Cuidamos das crianças desde o nascimento e ensiná-los a comer direito para não ter muitos problemas no futuro, então é necessário que todas as mulheres tenham todos os estudos necessários ao citopatologia

 

Enviar um comentário

<< Home