terça-feira, março 13, 2007


Obesidade infantil: dieta mediterrânica preterida

(...)
A chamada dieta mediterrânica e os seus benefícios estão a cair em desuso, lembra esta investigadora do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana:

«Essa dieta, bem mais saudável, pela utilização do pão, do azeite, do peixe, da fruta e dos legumes está a ser substituída por outros alimentos prejudiciais.»

As pizzas, os hambúrgueres, as salsichas, a comida já previamente confeccionada que se coloca no microondas e os refrigerantes gaseificados são exemplos flagrantes.

«Não são totalmente proibidos, mas é preferível que sejam excepções do que uma regra diária», explica esta investigadora.

Há outra falha grave, que é a ausência de um bom pequeno-almoço, completo e diversificado.

O papel dos pais na obesidade infantil assume duas vertentes essenciais. Em primeiro lugar, emerge a questão inevitável da hereditariedade. A verdade é que, «em pais obesos há aproximadamente 50% de possibilidades de os filhos virem a sofrer do mesmo problema».

O exemplo que os progenitores dão em casa influencia de igual modo o comportamento das crianças, seja através da alimentação, seja através de hábitos – ou não – de actividade física.
(...)

ver noticia na íntegra em: Dieta mediterrânica preterida