quinta-feira, janeiro 25, 2007

Cientistas estudam nova pastilha elástica contra obesidade

"A obesidade poderá ser tratada no futuro com uma simples pastilha elástica elaborada a partir de uma hormona intestinal que reproduz a sensação de saciedade no corpo humano, anunciaram hoje cientistas britânicos.

Os especialistas, liderados por Steve Bloom, professor no Imperial College de Londres, estão a desenvolver um fármaco com a referida hormona que, em cerca de cinco anos, poderá estar disponível como tratamento à base de injecções, explicaram.
No entanto, o seu objectivo é elaborar um tipo de medicamento que possa ser absorvido pela boca para poderem introduzi-lo numa pastilha elástica, indicaram.
Outra opção para administrar o tratamento seria através de um inalador nasal.
As primeiras experiências efectuadas pelos investigadores indicaram que doses moderadas da hormona, conhecida como polipéptido pancreático, podem reduzir entre 15 e 20% a quantidade de comida ingerida por voluntários saudáveis.
Os ratos a que o composto foi administrado perderam cerca de 15% do seu peso só numa semana.
Em Inglaterra, cerca de 30.000 pessoas morrem anualmente por causa da obesidade, sobretudo relacionada com diabetes e doenças coronárias.
Actualmente, os medicamentos disponíveis têm graves efeitos secundários e devem ser administrados com muito cuidado.
«Um tratamento à base de um supressor natural do apetite, simulando a sensação de saciedade do corpo, tem o potencial de ser seguro e eficaz. Acreditam os que o polipéptido pancreático pode ser a resposta», declarou Bloom.
O corpo produz essa hormona no final de cada refeição, para garantir que a ingestão de alimentos não se descontrola, mas há pessoas que produzem menos quantidade que outras e, de qualquer forma, a produção é reduzida quando existe excesso de peso. "

Adaptado de:
Diário Digital / Lusa
15-01-2007 9:48:00